terça-feira, 19 de agosto de 2014

Resenha: Coração de Tinta



Título:
Coração de Tinta

Autora: Cornelia Funke

Editora: Companhia das Letras (ou Seguinte)

Páginas: 455

Estrelas: 5 estrelas




Coração de Tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta, que gira em torno de Mo, um encadernador de livros, e de sua filha Meggie, uma menina esperta que ama ler tanto quanto o pai. Mas o que Meggie não sabe é que seu pai tem um poder especial, que explica o porquê de ele nunca ter lido um livro em voz alta para a filha: quando lê alto, é capaz de tirar os personagens ou objetos de dentro dos livros. Ninguém sabe sobre esse dom, mas quando um velho amigo de Mo e sua marta reaparecem de repente no meio da noite, todas as antigas preocupações do homem voltam à tona. Dedo Empoeirado não é só um companheiro, e sim um personagem, tirado do livro Coração de tinta.


"Existe algo mais belo no mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade..."

Ele está lá para alertar a Mo que Capricórnio, outro personagem do mesmo livro de Dedo Empoeirado, está à sua procura, e quer usar os seus poderes em seu favor. Agora, Mo embarca numa viagem para a casa de Elinor, tia de sua esposa há muito desaparecida, para tentar se esconder e esconder o livro que Capricórnio quer a qualquer custo. E quanto mais o grande vilão fica presente na vida de Mo e Meggie, mais segredos sobre o passado são revelados, tanto ara Meggie quanto para Elinor, que foi parar no meio de todo um enredo e agora luta junto com sua família, por mais zangada que esteja.

“Eu acho que ela se alimenta de letras. Toda a casa dela está atulhada de livros. Ela os prefere à companhia de seres humanos.”




Gente, esse livro é uma grande aventura e eu não podia deixar de dar cinco estrelas pra ele! Achei a história muito bem construída, assim como os personagens. Todo tem aquela característica marcante, aquela personalidade própria, e a autora conseguiu criar uma história por trás de cada um, e isso é uma coisa que eu admiro muito: cada personagem tem uma história, um motivo pra ser do jeito que é, e a Cornelia Funke soube contar o passado de cada personagem na hora certa. Sem falar que é MUITA criatividade, meu Deus! Ela conseguiu criar um mundo completamente novo, personagens únicos... Pois é, achei esse livro sensacional. Agora, vamos falar dessa edição!

Gente, que capa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! Primeiro que ela á se torna mais legal só pelo fato de que foi a própria Cornelia Funke que fez! Sim, essa mulher também é ilustradora. Legal, né? E além da capa, o livro por dentro também é lindo, não só pela história, mas porquê é muito bem editado: cada vez que um capítulo acaba, aparece uma ilustração. E são tão bonitas quanto a capa, muito bem desenhadas, cada traço... To apaixonada!


Bom, é isso, espero que tenham gostado da resenha, deixem nos comentários suas opiniões, e em breve terá resenha do segundo livro, Sangue de Tinta, aqui no blog!

Até mais :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário