quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Filme x Livro: Coração de Tinta!


Heey, meus unicórnios! Como vocês já sabem, li recentemente o livro Coração de Tinta e amei, então não podia deixar de ver a adaptação cinematográfica. 

Posso afirmar que estou profundamente decepcionada.
Sim, gente. Eu fui ver pensando que seria parecido, mas deu vontade de chorar, sério. Primeiro vou falar sobre o que achei dos personagens principais, e depois falo do filme como um todo, okay?
  • Meggie e Mo: Esses são os mais perfeitos de todos. Achei que combinaram muito bem e interpretaram perfeitamente os papéis.
  • Dedo Empoeirado e Elinor: achei os atores perfeitos pra esse papel. As únicas coisas que me incomodaram foi que a Elinor do livro é mais gorda, e isso é descrito em várias partes do livro quando os capangas de Capricórnio tiram sarro the zuera never ends dela e o fato do cabelo do Dedo Empoeirado ser ruivo. Tirando isso, estão maravilhosos (e que Dedo Empoeirado, hein? Jesus!).
  • Farid: gente, eu amei esse Farid! Confesso que durante a leitura, eu não conseguia bolar uma aparência pra ele, e acabava imaginando o Aladdin podem rir, eu sei. Achei perfeito e muito bonito :3
  • Basta e Raposa Vermelha: juntei os dois porque o que tenho a dizer é breve: péssimos. Raposa Vermelha não aparece no primeiro livro! E eu não gostei desse Basta. O personagem descrito no livro não é tão velho, e com certeza é bem mais magro. Juro que fiquei com ainda mais nojo dele no filme.
  • Capricórnio: adorei. Acho que o ator interpretou muito bem o personagem, mas podiam ter colocado uma lente de contato bem clara nos olhos dele. Se fosse outro personagem com os olhos de cor diferente eu não ligaria, mas a cada encontro com Capricórnio os personagens falam da pele pálida e dos olhos frios e sem cor, então podiam ter dado mais atenção a uma característica tão fundamental.
Tentei ser rápida, mas sei que não consegui. E vou falhar mais uma vez ao falar sobre o filme no geral. Lá vai:

Bom, sabe o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios? Sim, pode ser comparado. Na verdade, não é
que não tenha nada a ver com o livro: o problema é a ordem cronológica dos acontecimentos. Tem coisas que acontece nas últimas 100 páginas do livro, enquanto no filme acontece nos primeiros 20 minutos talvez eu tenha exagerado, me corrijam! Isso me incomoda. Não omitiram as partes mais importantes do livro, mas não aparece no filme, por exemplo, quando Mo, Meggie, Dedo Empoeirado, Elinor e Farid estão na casa em ruínas na montanha, e consequentemente não aparece quando Mo é mordido (não vou falar mais sobre a cena da mordida porque alguns podem considerar um spoiler), o que é mais ou menos essencial pra quem vai ler o segundo livro.

Bom, o que mais me incomodou, sem dúvida, foi a leitura de Darius. Não coloquei ele entre os personagens porque não é necessário, mas Darius tem o mesmo dom de Mo, e era o leitor particular de Capricórnio enquanto ele procurava por Mo. "Porque procurar outra pessoa com o dom se Capricórnio já tem Darius?" vocês devem se perguntar. Porquê, no livro, Darius gagueja por culpa do medo, e por isso os personagens que ele lê saem deformados. Nariz Chato saiu com o nariz achatado avá, porém, no filme, o nariz dele É ENORME! E os figurantes que Darius leu, ao invés de saírem com as deformações descritas no livro, saem com o trecho do livro no qual aparecem tatuados na cara. Isso mesmo. Ridículo! Deplorável! Eu me pergunto, meus caros, o porquê de chamarem esse tipo de filme de "adaptação", pois adaptações são baseadas em alguma coisa, e esse filme não é baseado em NADA (tentei achar uma foto, mas não consegui)!


Bom, se eu fosse falar sobre tudo o que não gostei, seria mais fácil escrever um livro. Portanto, vou parar por aqui. Se você que está lendo não entendeu praticamente nada do que eu disse, talvez seja melhor ler a resenha que fiz falando do livro.

Era isso, gente. Vou começar a fazer posts sobre as adaptações de livros que li. Deixe um comentário falando sobre o que achou do filme, do livro, se quer mais posts sobre as adaptações cinematográficas... comentem.


Até mais :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário