sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Resenha: A Extraordinária Garota Chamada Estrela


Título: A Extraordinária Garota Chamada Estrela

Autor: Jerry Spinelli

Editora: Gutenberg

Páginas: 189

Estrelas: 5 estrelas



Gente, antes de começar a resenha eu quero falar sobre um assunto com vocês, que é o fato de eu dar 5 estrelas pra maioria dos livros que resenho aqui no blog. Eu não sou uma crítica profissional, e compartilho aqui no blog minhas leituras pra incentivar vocês a ler mais, para inspirar vocês, e não para somente ficar criticando livros por um mísero defeitinho aqui ou ali. Claro, de vez em quando eu vou dar 3 estrelas pra um livro cheio de míseros defeitos, mas nem sempre eu acho necessário, e é a minha opinião que eu posto, okay? Era isso que eu realmente queria falar. Me desculpem se vocês esperavam mais de mim.


O livro
A Extraordinária Garota Chamada Estrela é narrado por Leo Borlock, um adolescente de 16 anos estudante da Escola de Ensino Médio de Mica (EEMM), que, como consta no nome, fica na pequena cidade de Mica, no Arizona. A vida de Leo sempre foi pacata. Quando se mudou para Mica com mais ou menos 6 anos, conheceu Kevin e eles são melhores amigos até hoje, tendo até um pequeno programa de TV que gravam na escola chamado Cadeira Elétrica. Mas a vida de todos na EEMM muda após a chegada de Estrela Caraway, uma garota do primeiro ano do ensino médio diferente de qualquer um que Mica já viu.
"- Você tem horas? - perguntei.- Ninguém tem as horas - ela disse. - O tempo não pode ser possuído."
Página 95
Ninguém sabe de onde ela veio, seu nome verdadeiro... nada. Só o que sabem é que ela tem um coração maior que o mundo: entre suas proezas, estão 1) tocar ukulele e cantar "Parabéns a você" pra todos da escola, no refeitório; 2) dançar na chuva e 3) todos os dias, enfeitar sua mesa com uma toalha bonita e com um vaso de flor. No começo, as pessoas a admiram por isso e por todas as gentilezas que ela faz sem pedir nada em troca, mesmo tendo algumas dúvidas desde sempre, mas depois de um certo tempo começam a se perguntar com mais fervor se aquilo é real. Estaria ela fingindo? Tentando chamar atenção, como supôs desde o começo a líder de torcida Hillari Kimble? É aí que, após uma espécie de mal entendido, os alunos deixam de apreciar Estrela e começam a simplesmente odiá-la, enquanto Leo... bem, começa a amá-la. Mas como escolher entre ficar com a menina que ama e não ter mais ninguém, ou ter todo mundo menos ela? Em conflito, Leo percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum.
"- Então - eu disse - quando o encantamento começa? [...]
- Começa com o nascimento da Terra. - [...] - Ele nunca para. Ele é sempre. Apenas é."
Página 97
Gente... esse livro é, definitivamente, um amorzinho. Acho difícil descrever ele sem usar palavras no diminutivo. É tão inspirador essa não tá no diminutivo, e tão bonitininho ao mesmo tempo! Ele não foi feito para nos fazer pensar, ou para ficar nos dando lições de moral, mas depois que eu fechei o livro, não consegui parar de refletir sobre tudo o que li por um bom tempo. Quando eu não estava fazendo nada, minha mente vagava para essas 189 páginas tão legais e bem escritas, e eu ficava pensando em como seria bacana se todo mundo tivesse uma Estrela Caraway na sua vida. Por esses e outros motivos, eu li esse livro em menos de 24 horas, sem brincadeira.
"Somos ilimitados, inominados, naturais, suspensos entre o que foi e o que será, o girino antes do sapo, a lagarta antes da borboleta. Somos, por momentos breves, nada e tudo o que poderíamos ser. E então..."
Página 110
Bom, eu sei também que estava bem atrasada com os posts aqui no blog, mas isso já passou! Vou voltar a postar com a mesma frequência de antes, e sempre avisar no Instagram do blog sobre os posts que vão ao ar. Sigam lá, sigam aqui, e deixem um comentário em tudo que eu vou ficar mais feliz! Não esqueçam de me dizer sugestões de outro nome para o blog (quero falar sobre séries, filmes, música e etc) nos comentários ou mandando um email para mim (unicornioblog@hotmail.com), e até o próximo post :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário