quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O que eu achei sobre os três primeiros livros de Os Instrumentos Mortais!


Heey, gente! Tudo bem com vocês? Como o título do post já diz, hoje eu tô aqui pra falar sobre o que eu achei dos três primeiros livros da série Os Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare. A série tem 6 livros, ou seja, eu já li metade dela, e como decidi não resenhar todos, apenas o primeiro, estou fazendo esse post pra vocês saberem como está indo a minha relação com essa coleção maravilhosa <3
"Meu pai acreditava em um Deus Justo. Deus volt, esse era o lema dele, "porque é a vontade de Deus" [...]."
Cidade dos Ossos, página 248
Bom, quem leu a resenha de Cidade dos Ossos que publiquei mais no início do mês sabe que eu adorei o livro e o modo como a Cassandra nos fez entrar pra esse mundo de anjos e demônios. Eu tinha medo de acabar não gostando pois estava indo ler TMI (The Mortal Instruments) com as expectativas lá em cima, e isso normalmente deixa a minha leitura pior, porque qualquer coisa errada me chateia, já que estou esperando o livro perfeito. Porém, se eu dissesse que isso aconteceu com os dois primeiros livros, estaria mentindo. Claro que fiquei irritada várias vezes, mas isso que deixa a leitura mais agradável: a mudança de sentimento que temos enquanto estamos lendo. Posso dizer seguramente que me decepcionei um pouco apenas com Cidade de Vidro. Até agora foi o que eu menos gostei da série. O livro conta com 474 páginas que poderiam ser diminuídas, pois achei o livro meio enrolado em várias partes. Foi muito legal, teve guerra, sangue e morte (hehehe), mas em muitas páginas eu me cansava, e o que mais me irritou foi a Clary. Desculpa, gente, mas de vez em quando ela ficava muito fraca ou sentimental em momentos que deveria estar sendo exatamente o contrário! Isso só mudou lá no final, e a partir daí ela melhorou um pouco e tem me deixado mais satisfeita.
"- Não quero ser homem - disse Jace - Quero ser movido à angústia adolescente, sem conseguir confrontar os próprios demônios internos e descontando tudo verbalmente nos outros."
Cidade das cinzas, página 51
O que eu mais estou gostando é de acompanhar o crescimento dos personagens, como o crescimento da Clary, que agora no quarto livro está tentando se tornar uma Caçadora de Sombras de verdade, treinando como já deveria ter feito. É legal pensar sobre como um personagem era no primeiro livro da série, e como ele mudou até o terceiro ou quarto livro. Acho que o que mais mudou (e pra melhor!) foi o Alec. Eu sei que muita gente não gosta muito dele, mas eu não faço parte desse grupo de pessoas! Eu gosto muito dos Lightwood, e o Alec tem crescido muito à medida que os livros vão passando. Isso é o mais legal numa série.
"As pessoas não nascem boas ou ruins. Talvez nasçam com tendências a um caminho ou outro, mas é a maneira como se vive a vida que importa. E as pessoas que conhecemos [...]."
Cidade de Vidro, página 266
Agora, pra finalizar, posso dizer com absoluta certeza que não sei o que esperar dos últimos livros de TMI. Muita coisa muita coisa mesmo já foi resolvida, então eu não sei o que me aguarda nas próximas aventuras de Clary, e gosto disso, porque aí a série não fica repetitiva e quem sabe a história muda completamente de rumo? Vai saber! Só estou meio triste porque, quando fui olhar quantas páginas Cidade dos Anjos Caídos tinha, acabei vendo um grande SPOILER! Não recomendo olharem a última página de Cidade dos Anjos Caídos, sério, você vai se arrepender. Então é isso, gente, espero que tenham gostado. Eu tentei ser breve, e acho que consegui, se pensar que eu falei sobre três livros. Aguardem uma reforma aqui no blog, heim! Provavelmente até novembro ele já vai estar diferente, e o nome se inclui nisso. Beijos e até mais :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário