quarta-feira, 11 de março de 2015

Resenha: A garota que você deixou pra trás


Título: A garota que você deixou pra trás

Autora: Jojo Moyes


Editora: Intrínseca


Páginas: 384


Estrelas: 4 estrelas



No período da Primeira Guerra Mundial, Sophie Lefèvre, uma jovem francesa apaixonada, é obrigada a se separar do marido Édouard, que foi convocado para lutar no front. Sozinha em Paris, Sophie volta para a casa na sua cidade natal, St. Péronne, para rever a irmã e os sobrinhos e ajudar na administração do hotel das duas, o Le Coq Rouge, onde atualmente é a casa da família e só funciona como restaurante. Para amenizar a saudade que tem do marido, ela está sempre admirando o retrato que Édouard pintou dela. Porém, com a cidadezinha sendo ocupada pelos alemães e um novo Kommandant, o Le Coq Rouge torna-se um restaurante oficial dos alemães depois de certa hesitação de Sophie, que acaba aceitando na esperança de conseguir roubar comida para alimentar a família. E quanto mais o tempo passa, mas aterrorizada fica a jovem apaixonada que teme pelo marido, e passa a arriscar tudo na esperança de encontrá-lo novamente.
-
Agora, quase um século depois, o retrato de Sophie Lefèvre (denominado A Garota Que Você Deixou Pra Trás) está pendurado na parede da casa de Liv Halston. Liv é uma mulher na casa dos trinta anos de idade que sofre a perda do marido, David Halston, um famoso arquiteto que planejou a casa onde ela vive, que tem paredes de vidro, e por isso chamam-na de Casa de Vidro. Ao longo dos anos, Liv criou uma espécie de vínculo com o quadro d'A garota, presente de lua de mel. Ela está sempre entediada até que conhece Paul Mccafferty, o primeiro homem que desperta algum tipo de sentimento em Liv desde a morte do marido. Porém, sua vida vira de cabeça pra baixo quando os descendentes da família Lefèvre reivindicam a posse do quadro, e Liv é processada. Já passando por problemas financeiros, ela vai fazer de tudo para provar que o quadro não foi roubado, e terá que aceitar a ideia de que Paul, que trabalha numa empresa de restituição de obras roubadas durante guerras, é quem está encarregado de devolver a obra de Édouard para a família Lefèvre.

Tá, agora a resenha finalmente acabou e já sou eu dando minha opinião! Bom, é um livro complicado de se resenhar, mas acho que consegui de maneira satisfatória, considerando que nunca tinha resenhado nenhum tipo de livro que tem essa história paralela entre passado e futuro. Não foi a minha leitura mais rápida, mas a culpa não é do livro. Falei um pouco sobre ele no Book Haul de Janeiro, inclusive, e agora finalmente estou resenhando pra vocês (já perceberam que sou meio enrolada, né?). O único outro livro que tentei ler relacionado à guerra foi Ele Está de Volta, do Timur Vermes, só que esse era sobre Segunda Guerra, e por ser uma comédia, eu não gostei já que não conheço muito o tema, então não captei "a essência do livro" e acabei dando pra minha irmã. Dei uma chance pr'A Garota Que Você Deixou Pra Trás mesmo assim e não me arrependi, pois não precisamos nos introduzir nos assuntos da guerra para entender a história, e isso é ótimo. Ainda nem falei, mas tem alguns capítulos narrados agora, pela Liv, e outros por Sophie, lá em 1915. Eu adorava a narração das duas, mas em alguns capítulos lá na metade do livro eu estava achando a Liv tão insuportável que ficava louca pra que Sophie voltasse. Esse foi o único motivo por ter tirado uma estrela, já que eu preciso gostar por completo do personagem principal para dar 5 estrelas à uma obra, mas não deixem de ler o livro por isso, porque dura pouco e talvez seja só eu que não gostei muito de algumas atitudes dela.

"Você é minha estrela guia neste mundo de loucura."
Foi o primeiro livro da Jojo Moyes que li e estou louca pra ler Como Eu Era Antes de Você, que todos dizem ser melhor que esse. Os dois seguem o mesmo estilo de capa e, ainda por cima, Como eu era antes de você terá adaptação cinematográfica estrelada por Sam Claflin! Mas já gostei bastante do livro, e me interessei por A Última Carta de Amor, também da Jojo Moyes, que também tem essa alternação entre passado e presente, e que todos dizem ser muito bom. Achei uma ótima leitura, descobri uma nova autora e estou bem feliz. Tive a ideia de ler esse livro não pela história nem nada (claro que depois li a sinopse e me interessei e tal) mas porque, na Turnê Intrínseca do ano passado, ganhei um marcador e um botton e não queria colocar em lugar nenhum até ler o livro hehehe :3

Enfim, é isso. Ficou um post mais longo do que eu esperava, mas acho que está legal e que eu não me repeti muito, e mais uma vez não tem fotos porque minha câmera está sem carregador e estou sofrendo :(. Não esqueça de seguir o blog pelo Google no botãozinho "Participe deste site" e de seguir o instagram oficial, @ressacanerd! Se quiser, pode me acompanhar no Skoob e no meu instagram pessoal. Beijos e até mais :*

2 comentários:

  1. Essa foi a melhor resenha desse livro que eu já li <3 sério, até então eu sabia que existiam duas personagens em tempos distintos mas não entendia muito bem a relação entre elas. Finalmente me bateu aquela vontade de ler esse livro hahaha. Já li Como Eu Era Antes de Você e ameei. Espero que esse seja tão bom quanto ele !

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que alegria que é ler isso <3 Que bom, achei que não ia conseguir resenhar esse livro e agora tô mais confiante haha. Leia sim, você vai adorar! Não sei se é melhor que os outros livros da Jojo, mas quero saber por experiência própria, e tenho esperança de ler Como Eu Era Antes De Você antes que lance o filme :p
      Beijos

      Excluir