quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cinema: Mockingjay - Parte 1


Olá, unicórnios! Depois de tanto merchandising pra esse filme, ele finalmente estreou nos cinemas do Brasil e eu não perdi a oportunidade: ontem mesmo eu fui ver e ainda estou abalada emocionalmente se é que vocês me entendem. Com certeza A Esperança - Parte 1 foi um dos melhores filmes ever! Esse post contém spoilers pra quem não leu o livro.

Bom, ao invés de fazer um post mais formal como eu normalmente faço sobre os filmes, esse post vai ser mais descontraído, até porquê todos sabemos quando foi lançado, o elenco e etc, né? Tenho certeza que sim! Já no começo do filme eu fiquei toda arrepiada, mesmo começando diferente do livro: enquanto o livro inicia com Katniss no que restou d Distrito 12, no filme ela está o Distrito 13, repetindo a famosa frase para não perder a sanidade: "Meu nome é Katniss Everdeen, tenho 17 anos...", enfim, com certeza vocês conhecem o resto. A parte da personagem no seu distrito acontece logo depois. Eu não vi problemas, já que muitos dos espectadores não leram o livro e provavelmente ficariam meio desorientado com o começo original. Eu acho que eles fizeram isso algumas vezes: inverter a ordem de alguns acontecimentos, mas eu não vi problema algum, já que li o livro no ano passado e ao longo do tempo esqueci de detalhes.

Eu, ao contrário de muita gente, não chorei em nenhum momento porque é realmente difícil eu chorar assistindo um filme, mas toda hora eu ficava arrepiada. Sério, esse filme foi muito
emocionante e marcante pra mim, e de vez em quando eu me pegava mordendo os lábios de aflição. Um dos maiores motivos que me levou a fazer isso foi a atuação do Josh Hutcherson. O que foi aquilo? Eu normalmente não imagino o Josh fazendo o papel de alguém perturbado, em conflito com si mesmo, só fazendo papéis fofinhos, ou um Peeta fofinho. Mas até nas entrevistas da Capital em que ele estava com boa aparência eu via a diferença entre o Peeta "normal" e o Peeta corrompido pela Capital. As melhores cenas com ele foi, na minha opinião, quando a Katniss vê ele depois de o terem resgatado, porque nós vemos a dor nos olhos dele e eu quase chorei, e na sua última aparição, porque é muito diferente imaginar alguém telessequestrado e ver alguém nesse estado no cinema, até porque eu não imaginei o rosto dele daquele jeito e eu não pensava nele magro daquele jeito, o que eu achei muito bom para dar mais ênfase à tortura que ele sofreu. E, uma das partes que eu mais amei, mas que não tem nada de Peeta, é a Katniss cantando Árvore-forca. Era uma das cenas que eu mais estava esperando e gente: muito amor.


Claro, como todo filme tem seus pontos negativos, por mais que esses sejam em pequenos e não tenham atrapalhado a minha experiência, eu vou comentar eles aqui. A primeira coisa é que eu não entendi porquê simplesmente tiraram a Enobaria da cena em que ela deveria aparecer. Ok, ela não é uma personagem importante vamos combinar e não faz diferença,

mas eu não deixei de notar isso. Não é uma reclamação também, mas tenho certeza de que muita gente percebeu. E a outra coisa é que eu acho que no livro a amizade da Katniss e do Finnick é muito mais profunda, eles estão sempre conversando um com o outro porque se entendem melhor do que ninguém: Finnick está sofrendo pela Annie, e a Katniss pelo Peeta, então quem melhor pra conversar sobre o que estão sentindo senão um ao outro? Acho que no filme faltou um pouco dessa relação que eles criam no livro. Ainda assim, foi um filme maravilhoso, as cenas foram super em produzidas, a Jennifer Lawrence não deixou a desejar como Katniss assim como nenhum dos atores deixaram a desejas para seus papéis. Não vou contar em que momento o filme acaba porque tenho certeza que tira toda a graça!


Pra finalizar, uma dica pra vocês: não saiam antes de os créditos acabarem! Esperem até o final porque com certeza vale MUITO a pena! Até mais :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário