terça-feira, 2 de setembro de 2014

Resenha: Se Eu Ficar


Título: Se Eu Ficar

Autora: Gayle Forman

Editora: Novo Conceito

Páginas: 224

Estrelas: 5 estrelas




O livro Se Eu Ficar é narrado em primeira pessoa por Mia, uma jovem de dezessete anos que mora em Oregon, Estados Unidos, com seus pais e o irmão mais novo, Teddy. Mia sempre foi uma excelente filha, que começou a aprender violoncelo por volta dos nove anos e nunca mais parou: o instrumento é como uma extensão de seu corpo, e ela o ama tanto quanto seu namorado, Adam. Adam e Mia se conheceram no Ensino Médio, e o que os uniu foi uma paixão mútua: a música. Embora ela prefira musica clássica e ele, rock, isso não foi um empecilho.
Dá para perceber que a vida de Mia é praticamente perfeita, mas aí tudo muda. Numa manhã de neve, as aulas são canceladas, e os pais de Mia resolvem levar ela e o irmão para passear. E então o acidente. Foi muito rápido, ocorreu durante a Sonata n° 3 de Beethoven, e é disso que Mia se lembra quando acorda numa vala perto da estrada. Seu corpo está intacto, sem sangue, sem nada. Porém, quando levanta para procurar seus pais e o irmão, ela vê que seu corpo ainda está deitado no chão. Ela é um fantasma? Não. Ainda está viva. Nas próximas 24 horas, Mia tem que descobrir o que aconteceu com sua família, o que houve antes e depois do acidente e encontrar uma maneira de finalmente voltar para se corpo e acordar. Ou morrer.
"É ela quem controla o show. Talvez ela esteja só esperando a hora certa."                                                                                              Página 70

Socorro. Esse livro, sem dúvida, conseguiu me "marcar" de uma forma impressionante. Primeiramente, eu estou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a pela escrita da Gayle Forman. Ela escreve muito bem, e sabe como desenvolver o enredo, não nos deixa enjoar do livro, tanto que eu li em um dia e algumas horas! Ele já é meio fino, e a história é tão diferente e tocante que eu li ele num piscar de olhos. Achei a Mia uma personagem muito boa, simples, e adorei a dedicação dela em relação à música. Sabe que fiquei com vontade de aprender um instrumento? Sem falar no Adam, que é um fofo suspiros! Todos os personagens tem um pouco da sua história contada no livro, a autora desenvolveu cada um deles muito bem. E é bom o fato de que não fica só tratando a decisão que a  Mia vai tomar, mas é bem dividido: uma hora fala de como está indo no hospital, sobre o que ela está pensando em fazer, e na outra a autora revela "flashbacks" da vida da Mia antes do acidente, fragmentos da sua história que te ajuda a conhecer os personagens envolvidos na trama. Não fica só na mesma, e é por isso que não enjoa e não entra pra categoria "auto-ajuda".


Gente, como sempre a Editora Novo Conceito foi brilhante com a diagramação do livro. Vejam só aí na foto! Todas as páginas tem essas notas musicais impressas em cinza claro: maravilhoso! Tem absolutamente tudo a ver com o livro. Inclusive, o livro conta com uma extensa "playlist": a autora cita Ramones, Alice Cooper, Yo-Yo Ma... o que mais tem é referências à música clássica, que supera as referências ao rock: a família de Mia tem coação roqueiro desde sempre. Isso também é muito legal, e pretendo pesquisar todas as músicas citadas no livro para explorar mais o mundo musical. E mais: no final, tem entrevista exclusiva com Chloe Grace Moretz, que interpreta a Mia no filme, e com Jamie Blackey, o Adam. O filme estreia dia 4 de setembro aqui no Brasil!
"Finja até que as coisas deem certo."
                                                           Página 80
Uma coisa importante: pode ser um drama, pode te fazer chorar, mas não pense em nenhum momento que é pesado, apelativo e coisas do gênero. É tão pesado que li em um dia, viu? Por mais que trate essa droga coisa da perda, da morte e etc, você não acha um livro deprimente e não fica pra baixo com ele, pois a autora sabe como dar uma levantada no clima nas horas mais tristes. Enfim, é sensacional. Perceberam como só tenho lido livros 5 estrelas ultimamente?
"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, elas vem até você."
                                                                                                         Página 159
Era isso. Estou bem feliz de ter lido Se Eu Ficar antes do filme, e estava louca por ele, tanto que fiz um post na categoria "Um livro que eu quero ler". Esse não é um livro único, e a continuação, Para onde ela foi, será lançada em setembro desse ano e vai ser narrada pelo ponto de vista do Adam, três anos depois de tudo o que houve. Até mais :*


2 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Eu quero tantoo esse livro!
    Só vejo resenhas positivas em relação á ele, o que só aguça mais ainda minha curiosidade.
    Espero ter ele em breve!
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo sim :) Eu também só via as pessoas falando bem, e comprei logo que soube que ia ter filme. É maravilhoso, e eu recomendo muito, principalmente pra quem gosta de chorar :p
      Beijos

      Excluir