quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Resenha: Terra de Histórias: O Feitiço do Desejo


Título: Terra de Histórias: O Feitiço do Desejo

Autor: Chris Colfer

Editora: Benvirá


Páginas: 384

Estrelas: 4 estrelas


"Terra de Histórias"
é o primeiro livro escrito pelo ator de Glee Chris Colfer, e é uma fantasia infantojuvenil que eu tive o prazer de ler (obrigada por me emprestar, Alycia!). Conta a história de Alex e Conner Baylei, gêmeos que estão passando por um momento delicado. Tristes na maior parte dos dias que passam, a avó dos irmãos resolve dar-lhes um presente especial no aniversário de 12 anos:
o antigo livro de histórias que o pai costumava ler para eles, quando crianças, antes de dormir. Voltando a ter sorrisos estampados no rosto de cada um, eles descobrem algo que pode deixá-los ainda mais maravilhados - ou assustados - com o presente da avó: o fato de o livro sugar Alex e Conner para dentro de seu mundo fantástico, o mundo dos Contos de Fada após o "felizes para sempre". Embora tudo seja mágico - que criança não sonha em conhecer a Cinderela ou a Chapeuzinho Vermelho? - os gêmeos não veem a hora de voltar para casa, e para isso terão que enfrentar os perigos de um mundo desconhecido e de uma Rainha Diabólica que está disposta a fazer de tudo para voltar ao mundo real antes que eles tenham chance.

"Nunca conheci uma pessoa com a qual não pudesse aprender alguma coisa - afirmou - Mesmo a pessoa mais monótona do mundo é capaz de nos surpreender. Lembrem-se sempre disso."
Nossa, galera, que livro mágico! Eu nunca tinha ouvido falar que o Chris Colfer também tinha talento para a escrita. Não olho Glee, mas sou fã dele por causa da sua imaginação na hora de escrever. Recomendo esse livro pra quem está afim de uma fantasia diferente e leve. É o primeiro livro de uma trilogia, cujo segundo livro, Terra de Histórias: O Retorno da Feiticeira foi publicado aqui no Brasil esse ano, também pela editora Benvirá, e a previsão de
lançamento para o último livro, The Land of Stories: A Grimm Warning, é 2015. Todos seguem o mesmo padrão de capa, que é originalmente americana, e eu acho as capas maravilhosas. Tem vários detalhes relacionados ao livro, como o lobo de "Os três porquinhos" e "Chapeuzinho Vermelho" ali no canto, as duas fadinhas segurando o sapato da Cinderela e etc. Gosto de capas que tem significado, ainda mais quando tem uma arte linda como essa. Sem falar que o livro que a Vovó Baylei dá para os gêmeos é chamado "Terra de Histórias" e é descrito como sendo verde com o título no topo em letras douradas *0*
"Você só acha que a sua vida está boa , quando está dentro de um livro de contos de fadas, em que tudo é possível e nada é impossível."
Eu ia dar 5 estrelas para o livro, mas pensei melhor e resolvi tirar uma. Por quê? Pensando bem, percebi que como qualquer livro ele tem defeitos, e um deles é algo que me incomoda, que é a previsibilidade. Não que seja assim o livro todo, tem várias coisas que me surpreendem como a condição atual de alguns dos personagens do contos de fadas, mas no final você resolve o mistério antes dos personagens e isso tira um pouco a graça do desfecho, já que você fica esperando que eles finalmente "concluam o óbvio". Sem falar que por ser infantojuvenil tem alguns aspectos mais bobinhos. Porém, não deixa de ser um livro maravilhoso, que já inspira na primeira frase, escrita pelo C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia): "Um dia, você terá idade suficiente para começar a ler contos de fadas outra vez". Não tem como não criar expectativas. Mas eu ainda recomendo ele para qualquer um que quiser relaxar com um livro diferente na mão.
"Não tinham escolha. Os irmãos Bailey estavam prestes a embarcar na mais formidável caça ao tesouro de suas vidas."
Espero que tenham gostado do post. Eu sei que não tenho cumprido com minhas promessas de post, como o de filmes na segunda-feira e um relacionado a livros ao longo da semana, mas agora vou voltar a rotina, e já estou com vários posts prontos para ir publicando ao longo de Dezembro, sem falar nas novidades que estou preparando. Aguardem, que se tudo der certo vamos começar 2015 de cara nova! Até mais :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário